terça-feira, 2 de março de 2010

Porque o Big Brother Brasil é tão amado e tão odiado ao mesmo tempo?

Não sou nenhum especialista em comportamento humano, muito menos em televisão, na verdade sou apenas um ser humano qualquer, que gosta de Tv (e quem não gosta? Até mesmo os que dizem odiar assistem aos programas exibidos pelas emissoras em algum momento do dia) e comentar as impressões causadas pelo que é exibido na mesma.

Todos os anos desde 2002 entre os meses de Janeiro e Abril, um dos assuntos mais comentados pela imprensa brasileira e pelas pessoas em casa, no trabalho, na escola, ou em qualquer outro lugar é o famoso BBB ou para os que preferirem Big Brother Brasil. Sucesso em todo o mundo não se esperava se que fosse diferente no Brasil, país onde a grande maioria da população tem um fraco por observar a vida alheia. Durante esses 9 anos o programa já está na sua 10° edição (no primeiro ano foram exibidas 2 edições do programa) tendo a 7° edição indicada ao Emmy de melhor reality show. O BBB como sempre é carinhosamente chamado, sofre durante todas as suas edições grandes criticas de especialistas em tv, e dos que se dizem ser "intelectual”, a maior crítica feita é a seguinte "o BBB é o programa vazio repleto de pessoas burras e vazias que só querem mostrar o corpo e atingirem a fama instantânea sem ter feito nada para isso", será que isso é verdade? Só sei que durante esses 9 anos de BBB, já passaram por suas edições professores, jornalistas, escritores, entre outros, como também já passaram babás, empregadas domésticas, enfermeiras, cozinheiros, "modelos", e até uma Doutora em lingüística esteve nesse última e atual edição.

Uma coisa é certa, o BBB é recorde de audiência mesmo antes de sua estréia, são recordes de inscrições, nos últimos meses antes de começar o jogo, só o que especulam são quais serão os escolhidos para nave do BBB.

Mais porque essa febre? Porque tantos assistem? Porque tantos odeiam?

Acho que o seu sucesso está relacionada a grande curiosidade do brasileiro e do ser humano em saber o que acontece na vida alheia. Quem nunca quis saber o que acontecia na casa do vizinho, ou que nunca fez um comentário sobre a colega de trabalho, ou quis dar sugestão, mesmo ser ter sido solicitada, sobre a resolução dos problemas amorosos do amigo? Pois é todos nós fazemos isso, até mesmo os que negam que fazem, inconscientemente estão fazendo. BBB é a novela da vida real, com personagens que são reais, mesmo esses personagens sendo outros personagens que não a si mesmos. O sucesso se deve a nossa curiosidade em ver como o outro se comporta, a nossa vocação e julgar as pessoas, criticar a conduta dos outros, mesmo sabendo que nós fazemos o mesmo que estamos criticando, e acho que o mesmo fator que agrada, também é o fato que desagrada. Ao mesmo tempo em que gostamos de criticar, e de bisbilhotas, não gostamos de nos ver, ver onde erramos, ver pessoas que tem conduta criticada pela sociedade e saber que essa conduta é a mesma que a nossa. Nós não gostamos de ser criticados, e acho que isso gera todo esse ódio de algumas pessoas ao BBB. Se consegui responder a pergunta acima? Não sei, mais espero ter feito com que as pessoas reflitam com o meu pensamento. E por hoje é só.